- +55 11 2366-1669
- +55 21 3195-4286
- contato@grpmax.com.br
- R. Cônego Antônio Lessa, 297 - São Paulo
- R. Filomena Nunes, 131 - Olaria - Rio de Janeiro
1. Introdução
Um ambiente altamente confiável e seguro depende da conscientização de todos: membros da diretoria, colaboradores e parceiros. O acesso à informação precisa ser criterioso e condizente com cada função desempenhada atendendo diferentes setores e demandas.
É primordial que se saiba onde está cada informação, como (e se) ela é transmitida, qual a forma de armazenamento, se há a possibilidade de ser reproduzida e finalidade. Com isso é possível discernir sobre seu nível de segurança.
Toda informação gerada é um ativo tecnológico da organização e, portanto, precisa ser zelado e protegido em nome dos colaboradores, clientes e parceiros. A informação precisa estar ao alcance de pessoas autorizadas sempre que necessário, porém garantindo-se sua confiabilidade e autenticidade e não vazamento.
2. Objetivo
O objetivo deste documento é formalizar as diretrizes da Segurança da Informação da Accelerare que visam à proteção dos ativos de informação, de modo garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações de forma criteriosa.
3. Definições Siglas e Abreviaturas
Serão adotadas as seguintes definições neste documento:
4. Diretrizes Gerais
Esta política visa estabelecer princípios e diretrizes para assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e dos sistemas de informação utilizados. A proteção e envolvimento do coletivo deve ser garantida por todos os envolvidos para que seja adequada. Tais medidas visam garantir ainda a identificação, proteção, detecção, resposta e recuperação em casos de eventuais incidentes de segurança.
Todos devem zelar pela segurança da informação cotidianamente, em cada interação com pares, superiores, fornecedores, clientes, sabendo que estas informações só devem ser compartilhadas com quem é de direito. Ainda respeitando nossa política de ética, a informação não deve ser compartilhada no ciclo pessoal ou utilizada para benefício próprio ou de terceiros.
Cada e-mail enviado, cada impressão realizada, cada conversa ao telefone precisa ser pautada pela ética e sigilo de informações. Pequenos hábitos cotidianos como não deslogar do computador pode comprometer de alguma forma o sigilo da informação e a maior transformação deve ser comportamental.
Os dados gerados por clientes são protegidos em contrato, que preveem clausulas específicas para transferência e/ou expurgo (WIPE) de dados.
5. Ciclo de Vida
Toda informação possui um ciclo de vida e em cada momento exige cuidados específicos:
6. Classificação
Toda informação precisa ser avaliada conforme o teor do conteúdo, relevância do conhecimento que revela ou ainda se é uma informação pessoal de alguém ou alguma instituição.
O acesso, divulgação e tratamento do documento (físico ou digitalizado), dado ou informação, são restritos aos que tenham necessidade de conhecê-los em razão de suas atividades profissionais, pautados pela regulamentação existente e pelos princípios de pertinência, utilidade, relevância e temporalidade considerando os níveis a seguir:
7. Controles internos
É parte da rotina Accelerare – e de forma consistente ao longo do tempo – atuar nas seguintes frentes:
7.1 Eventos / Incidentes
Todo incidente deve ser comunicado com máxima prioridade para atuação imediata.
Os incidentes deverão ser avaliados e investigados de forma a construir uma análise consistente de
causas-consequências, riscos envolvidos, partes envolvidas e planos de respostas. A avaliação
deverá ser direcionada ao Diretor de Tecnologia da Informação para decisão das ações iniciais a
serem tomadas. Classificada a relevância do incidente, A Accelerare emitirá comunicado às partes
envolvidas informando a situação ocorrida e ações definidas, ainda que preliminares, informando/
notificando as atividades posteriores pertinentes.
A natureza de cada incidente demanda ações específicas e cada qual com seu plano de ação adequado. No entanto, algumas regras gerais sempre devem ser adotadas como:
8. Canal de Denúncias
Toda suspeita deve ser encaminhada com máxima prioridade para o responsável pela Segurança da
Informação em Exercício ou à sua equipe.
Henrique Meira Costa: henrique.meira@doctorid.com.br
9. Documentos Relacionados
Data da última revisão: 31/01/2020
Elaborado por: Henrique Meira Costa – Sócio Cofundado
Copyright © 2022 Max Emergências Médicas. Todos os direitos reservados – Política de Privacidade e Proteção de Dados
Nós usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência online. Diga-nos se concorda com o uso de todos estes tipos de cookies.